segunda-feira, 26 de março de 2012

Cursos de Primeiros Socorros em ambiente escolar. Capacitando educadoras para salvar vidas!


Palestra sobre Primeiros Socorros ministrada no Auditório - Espaço IBEP - Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas.


Alunos que participaram do curso no IBEP



O Prof. Marcelo Clemente, realiza palestras e cursos sobre Primeiros Socorros em ambiente escolar, por ser pedagogo e conhecer bem a realidade do ambiente escolar e as possibilidades reais de acidentes neste espaço.

Como Psicopedagogo Hospitalar e mestrando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela UNIFESP, e capacitado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Bombeiros de São Paulo, tem particular interesse no cuidado geral com crianças e adolescentes, bem como em difundir técnicas de socorro atuais e em conformidade com os protocolos da American Heart Association - 2010.

Na escola é frequente cenas de crianças que caem, escorregam, cortam o dedo, caem da cadeira, prendem o dedo na porta, colocam o dedo nas tomadas...todas estes incidentes, são corriqueiros em muitas escolas e muitos profissionais envolvidos nos dia a dia das crianças, não sabem oque fazer, quando estes acidentes acontecem.

Professores, educadoras, coordenadoras pedagógicas, diretoras, muitas vezes não possuem sequer uma noção de Primeiros Socorros. Em alguns casos, uma ação de Primeiros Socorros bem aplicada, pode salvar uma vida.

Vemos sempre na rotina escolar, em especial na Educação Infantil, crianças que introduzem objetos no ouvido, nos olhos, ou que colocam o dedos nas tomadas. Oque fazer nestas casos? Muitas vezes os profissionais da educação, ficam sem saber quais as medidas a tomar nestas circunstâncias.

Visando esclarecer e ajudar as escolas, promovo palestras e cursos em vários formatos para contribuir para a formação de educadores, que em momentos de crise como os narrados acima, possam assumir um postura ativa de socorristas e evitar danos maiores às pessoas envolvidas, lembrando que em um ambiente escolar, não são apenas as crianças e os adolescentes que se envolvem em acidentes. Temos muitos casos de adultos que também se envolveram em acidentes dentro das escolas.


Curso ministrado para educadoras - Faculdade e Colégio Santa Marina.


Prof. Marcelo ministrando sobreaAplicação de RCP - Manobra de Ressuscitação Cardio-Pulmonar.


Manobra de Heimlich - Aplicada em casos de asfixia e engasgamento.

Ensino e prática! Modelo que dá certo!


Após a ministração de como aplicar as manobras, as alunas "praticam" nas próprias colegas, sob a supervisão do Prof. Marcelo.

Assuntos tratados no curso de Primeiros Socorros, ministrados pelo Prof. Marcelo Clemente:

Definição de Conceitos;
Legislação sobre Primeiros Socorros e omissão de socorro;
Todos podemos aplicar os Primeiros Socorros;
Cuidados com o socorrista;
Cuidados com a vítima;
Procedimentos iniciais;
Queimaduras;
Asfixia;
Manobra de Heimlich;
Corpos estranhos no ouvido;
Corpos estranhos no olho;
Parada cardíaca;
Traumas;
Afogamentos...

O curso é ministrado na própria escola, em horários de melhor conveniência, sem atrapalhar a rotina escolar.

Entre em contato e agende uma visita!

Cursos de Primeiros Socorros em ambiente escolar
Prof. Marcelo Clemente
(11) 7472-5474
e-mail: marcelorhema@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário