quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Pediatras alertam: andadores prejudicam o desenvolvimento do bebê

No mês de janeiro de 2013, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que reúne dezesseis mil profissionais de todo o país, lançou uma campanha desaconselhando o uso de andadores. O argumento é que podem causar acidentes e, ainda, atrasar o desenvolvimento motor dos bebês.
Muitos pais acreditam que seus filhos adquirem mais independência a bordo do aparelho. No entanto, segundo especialistas, os pequenos ainda não têm maturidade física e emocional para administrar tanta liberdade.
Pesquisas indicam que cerca de 60% a 90% das crianças entre seis e quinze meses de idade utilizam o acessório sofrendo riscos como queimaduras, causadas por tomadas e panelas, intoxicações, afogamentos e quedas.
Segundo dados da Academia Americana de Pediatria, anualmente são apontados dez atendimentos de emergência para cada mil crianças com menos de um ano de idade, provocados por acidentes com andador. Um terço dos casos envolve lesões graves, como fraturas ou traumas.

Existe também outra questão: nessa fase da vida, o peso da cabeça do bebê é desproporcional se comparado ao resto do corpo, fazendo-o pender para frente, uma postura potencializada pelo andador.
Motivos é que não faltam para pais, mães e cuidadores repensarem a utilização do acessório: ele pode, também, comprometer o estímulo de alguns músculos, atrasando ações naturais nessa idade, como ficar em pé e caminhar sem apoio. Por conta da maior mobilidade, a criança também gasta menos energia.

Em entrevista concedida ao repórter Jairo Marques, da Folha de SPaulo, em 21 de janeiro de 2013, o pediatra Danilo Blank, do Departamento Científico da Sociedade Brasileira de Pediatria SBP, explica o objetivo da campanha: “O intuito é acabar com a recomendação do uso do andador.Acabar com a fabricação, só o Canadá conseguiu. O médico é uma autoridade de saúde dentro da família e pode conscientizar sobre esse utensílio que não tem vantagem nenhuma e leva risco para dentro de casa”.

A Pesquisadora Ingrid Emanuelson da Suécia divulgou que o andador ou andajá é um dos produtos mais perigosos para crianças e que pode causar até mesmo traumatismo craniano moderado. Todo ano no Canadá são realizados mais de vinte atendimentos para cada mil em hospitais com crianças vítimas de acidentes de andador, além disso, lesões gravíssimas e quedas até mesmo de escadas correspondendo a 80% dos casos.

A lei entrou em vigor em 2007, o andador era recomendado para crianças de até 15 meses. Pediatras brasileiros disseram em entrevista a uma revista famosa que o andador ou andajá traz sérios riscos a crianças, atrasando seu desenvolvimento.
O produto tão querido pelas mamães brasileiras por facilitar a vida e acharem que satisfaz o bebê, pode trazer riscos irreversíveis, veja abaixo algumas fotos.


Problema irreversível

Danos causados pelo andador

Adulto que utilizou andador quando criança

Em quanto essa lei não chega aqui no Brasil, tenha bom senso mamãe e papai, não compre andador ou andajá para suas crianças.


Fontes: 
http://desenvolvimento-infantil.blog.br/pediatras-alertam-andadores-prejudicam-o-desenvolvimento-do-bebe/
http://mixplug.com/perigo-do-andador-ou-andaja/